6 de maio de 2016

A mágica da Arrumação - Marie Kondo

Desde de adolescente, que não gosto que ninguém mexa no meu armário porque sempre fui metódica e gostei de arrumar minhas roupas por tipo, cor, cabides certos, enfim... Mas, o meu quarto sempre, sempre mesmo, parece que passou um tsunami por ele. Não sei o que acontece, eu arrumo e arrumo e no dia seguinte, os papéis brotam, as coisas saem do lugar e volta tudo ao furacão do dia anterior. E foi passeando pela livraria que o livro A mágica da arrumação de Marie Kondo me chamou atenção e resolvi verificar o que faltava no meu jeito de arrumar.

Resenha: A mágica da arrumação
 
A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.

Seu método, KonMari ( a própria Marie Kondo criou ) é simples, em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, baseia-se na ideia de que na sua casa devem ficar somente os objetos que lhe trazem alegria, logo, os que não o fazem mais feliz devem ser descartados,  mesmo que ainda haja um elo de afeto.
O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

Resenha: A magica da arrumação

Ela fala da ordem que devemos mexer nas coisas para ter sucesso com a organização:

1 - Roupas
2 - Livros
3 - Papelada
4 - Itens diversos
5 - Itens de valor sentimental

Acho essa ordem perfeita, porque realmente a mais difícil é a última, mexer em coisas de valor sentimental não é fácil e se você começa por ele, desiste de arrumar em pouco tempo.

Em alguns momentos achei que eu estava lendo algo que foi escrito exatamente para mim, como um puxão de orelha dizendo: "Olha, isso aqui é para a Vivianne acordar e jogar algumas coisas fora!" Eu sei que preciso "trabalhar" dentro de mim e não ter muito apego as coisas, mas já melhorei bastante de uns anos para cá, joguei muuuita coisa fora, muita mesmo, apesar de ainda ter discos de vinil infantil, uma pasta gigante de papéis de carta e agendas de quando tinha uns 14 anos com fotos, convites de baladas da época, etc.. Mas gente, isso não é fácil não, marcou tanto a minha vida, tá lá tudo registradinho, tão bonitinho, para que que eu vou jogar fora? Deixa eles lá guardadinhos poxa!
Eu juro que me entreguei ao método dela e segurei a agenda e a pasta e me perguntei: Isso me traz alegria? A resposta foi: SIM. Então vou continuar com eles né? Foi ela quem ensinou!
 
Ainda vou rever isso, porque gostei bastante do que ela ensina, acho que o "DESAPEGO" deveria falar mais alto nessa minha questão, mas uma coisa é certa, organizados eles estão.
 
Resenha: A mágica da Arrumação - Marie Kondo
 
Alguns conselhos de Marie:

A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.

• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais! ( isso eu não concordo com ela, acho que caixas deixam o ambiente bem mais organizado )

• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou. ( é, se nunca usou, tem que descartar! )

• Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você possa identificar. ( é, mais ou menos né )

• Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada. ( Ok, até porque a gente acha na internet )

• Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais. ( esvazie quer dizer arrume né? )

• Arrume por categoria, e não por cômodo. ( concordo 100% )

Eu adoro arrumar meu quarto, meu armário, meus hidratantes, e vira e mexe, lá estou eu tirando tudo para fora para rever minhas coisas e dobrar minhas roupas tudo de novo... acho uma terapia muito gostosa!
Costumo fazer a "limpeza" para doar ou jogar fora as coisas que não me servem mais, duas vezes por ano.

Conheço algumas pessoas que guardam as coisas por guardar, por tranqueira mesmo sabe? Daquelas que não sabem nem o que ou o porque e nem pra que tem, e ai acho que é preciso de muita mudança, principalmente no "depois" da organização, porque senão as coisas vão acumular tudo de novo, como se tivesse que preencher aquele espaço vazio que ficou por qualquer outra coisa, e ai é que perigoso, porque o inconsciente vai gritar por mais tranqueira.

Resenha: A mágica da arrumação
Peguei esse check list da matéria sobre o livro na Folha de São Paulo
 
Segue alguns tópicos do livro:

DESCARTE TUDO O QUE NÃO SERVE MAIS
Mesmo que você goste, se não serve mais pra que guardar? Deixe o espaço livre para o "novo", nada melhor do que renovar as energias.

ORGANIZAR TUDO DE UMA SÓ VEZ
A última vez que "destralhei" a casa, fiz desta forma, "tudo de uma vez", e claro que foi o mais cansativo, demorei acho que uns 3 dias, mas de lá para cá, conseguimos (eu e minha mãe) manter e ficou mais fácil de enxergar quando tem algo que não faz mais sentido na casa.

FAÇA SOZINHO
Esse hábito eu já tenho, até prefiro!

CRIE O HÁBITO DA ARRUMAÇÃO
Se você não criar o hábito, tudo aquilo poderá voltar à ficar um caos. O hábito vai te ajudar a manter tudo no lugar e sua casa em harmonia com o que você deseja.

Na visão da Marie, quando se faz uma desintoxicação da casa, ocorre também um efeito "detox" no corpo e na mente de seu dono. "Ao se desfazerem do excesso de roupas, meus clientes perdem volume no abdômen. Quando descartam livros e documentos, passam a raciocinar com mais clareza. Ao reduzir o número de cosméticos e organizar a bancada da pia, a pele fica mais iluminada e macia", diz.
Tenho que fazer um comentário: Ô dona Marie, o "detox" acontece sim, acho que é sensacional a leveza que você sente depois, adoro ver minhas coisas arrumadinhas, mas eu já tirei sacos e sacos de blusas e calças e não perdi um centímetro de pança, será que essa afirmação tem suas exceções e eu me incluo nela?

Resenha: A mágica da arrumação

A Arte da Arrumação já vendeu mais de 2 milhões de cópias e já esteve durante semanas na lista de mais vendidos do New York Times e da Amazon.

Quem quiser ver a entrevista que a Marie Kondo deu para o GNT é só clicar aqui.

Eu adorei o livro, e realmente acho que ajuda se você cria o hábito de colocar as coisas no lugar, a casa, as coisas, ficam em ordem.

Li o livro em duas partes, uma numa tarde sentadinha na Saraiva, e a outra baixei pela internet para terminar de ler. Você encontra facilmente em qualquer livraria física ou nos sites, os valores estão variando entre R$ 16,00 e R$ 24,00, mas quem quiser baixar o PDF gratuito, é só clicar aqui

Alguém já leu? Já colocou em prática tudo que aprendeu ?
Me conta tudo!

Beijokas

11 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar essas informações!

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler hoje... Espero ter sucesso.
    Obrigada pela dica, e por disponibilizar o link para o livro. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Espero que goste e que tenha muito sucesso com as novas organizações. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vivi!!!
    A bagunça acaba ainda esse mês rsrs
    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Estava pesquisando sobre o livro e acabei caindo aqui na sua página.
    Muito obrigada pelas dicas e por compartilhar o livro, o li todo em 1 hr.
    Já estou animada para organizar minhas coisas hahaha...
    Até mais =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que me achou Nati! Fiquei feliz que tenha gostado do livro, ele realmente ajuda a gente a organizar e manter a bagunça no lugar. Espero que goste dos outros assuntos blog também. Beijokas

      Excluir
  6. Estou começando a ler agora e estou bastante motivada! Muito grata por compartilhar, espero em breve conseguir organizar diversas questões em minha vida <3

    ResponderExcluir
  7. Esse post me ajudou bastante a decidir se devo ou não comprar o livro, e eu finalmente decidi que quero sim <3
    Lendo um pouco do que vc nos apresentou sobre o livro, percebo que eu mantenho muitos objetos comigo por questões emocionais, quero aprender a organizá-los e deixa somente o essencial! Obrigada por compartilhar com a gente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, como eu fico feliz quando leio um comentário assim, é muito bom saber que de certa forma eu pude ajudar um pouquinho. Aqui no post tem o pdf dele também, caso queira baixar. Pra mim sempre foi, e é, a parte pior quando tenho que mexer em "coisas" emocionais, mas depois desse livro, consegui me livrar de muuitas coisas que guardava a mais de 20 anos, porque marcaram um momento, não fácil, mas hoje meu quarto é até mais leve. Espero que consiga organizar por ai também. Beijokas

      Excluir
  8. Estou precisando urgentemente organizar não só a bagunça física, como também a mental, e está sendo muito difícil e doloroso. Pode parecer fácil para muitos, mas para quem está enfrentando depressão é um desafio descomunal e muito árduo ...
    Acabei de baixar o livro. Muito obrigada por compartilhar, vai me ajudar no meu processo de recomeço! ��

    ResponderExcluir