24 de maio de 2016

Argila - Qual a cor ideal para o seu tipo de pele

Não sei como ainda não tinha falado por aqui sobre o meu amor por argilas. É um produto que estou sempre usando, de excelente benefícios para a pele e cabelo, que ajuda no controle da oleosidade e da acne, 

Argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão diversas tonalidades e propriedades, originadas da decomposição das rochas feldspáticas, ou seja, por um conjunto de processos físicos e químicos que modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química. É por meio dessas alterações que a argila é formada.

Resenha: Argila - Qual a cor ideal para o seu tipo de pele
Imagem retirada da internet
A argila em a textura arenosa, promove esfoliação, renovando as células, ativando a circulação, absorve as impurezas e revigora a pele.

Entre os benefícios da argila, está o de limpar, tonificar, esfoliar, prevenir os efeitos de tempo e ainda auxilia na retirada de manchas superficiais da pele. Além disso, é ótima para acalmar irritações, melhorar a circulação e dar mais vitalidade à pele.

As cores - para que serve cada uma delas:

Amarela – indicada para peles maduras e sem vida - é rica em Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno, aumentando a elasticidade da pele. Ativa a circulação sanguínea, nutre, purifica, tonifica, tem efeito tensor, reduz inflamações e rejuvenesce.


Branca – indicada para peles sensíveis e desidratadas - Possui o maior percentual de alumínio e um pH muito próximo ao da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade, suavizar, cicatrizar.


Cinza - indicada para peles oleosas e com manchas, devido ao titânio presente em sua composição combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. É um antioxidante natural, eficiente no combate da acne e retarda o envelhecimento da pele.

Resenha: Argila - Qual a cor ideal para o seu tipo de pele
Imagem retirada da internet
Marrom - também indicada para pele oleosa, é bastante eficaz no controle da oleosidade e contra acne. Tem ação revitalizante, purificante, adstringente, ativa a circulação e possui efeito desintoxicante e rejuvenescedor. É muito pura e tão rara quanto a preta.


Preta - também conhecida como Lama Negra, é riquíssima fonte de minerais, indicada para quem tem oleosidade excessiva, inclusive a masculina. Ela estimula a circulação sanguínea periférica acelerando a renovação celular. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e desintoxicante. É bastante rara de ser encontrada.

Resenha: Argila - Qual a cor ideal para o seu tipo de pele
Imagem retirada da internet
Rosa - é a mistura da argila branca com a vermelha e é indicada para as peles sensíveis e delicadas por ser mais suave. Possui ação cicatrizante, revitalizante, hidratante, suavizante e antisséptica.  O uso constante da argila rosa repõe o viço e devolve a luminosidade da pele.

Verde – indicada para peles oleosas e com acnes - pois é rica em minerais como alumínio, potássio, silício, cálcio, zinco, magnésio, ferro e selênio. Retira as impurezas, ajudando a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da pele. Tem ação antioxidante, adstringente, tonificante, secativa, bactericida e cicatrizante.

Argila Vermelha  – Por ser rica em cobre e óxido de ferro, repõe os minerais naturais da pele hidratando e prevenindo o envelhecimento. Limpa profundamente a pele. Tem ação secativa, nutritiva e fortalece a pele.

Resenha: Argila - Qual a cor ideal para o seu tipo de pele

Como aplicar:
Com a pele já limpa e seca ( lave com seu sabonete habitual e ideal para sua pele )
Coloque um pouco do pó de argila num recipiente ( nunca em metálico ) e vai misturando com água filtrada até formar uma pasta, em seguida passe no rosto. Deixe secar ( uns 20 minutos ), quando tiver bem sequinha é só retirar com água.

Eu gosto de borrifar um pouco de água termal depois de retirar a argila, espero secar, e se eu tiver feito de manhã, passo o hidratante e o protetor solar. ( Nunca esquecer o protetor tá? ). Se tiver feito a noite, é só passar o hidratante.

Costumo usar uma vez por semana, mas como estou num processo de espinhas forte, estou aplicando duas vezes por semana e variando a cor.

Além de ser um produto excelente, é barato, custa em torno de R$ 10,00 a R$ 15,00 cada.

Vocês usam? Qual a preferida de vocês?

Beijokas 

2 comentários:

  1. Uma dúvida: para pele seca a mais indicada seria a rosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a Rosa ou a Branca Esteph. A Rosa é ótima para devolver o viço, e a Branca é a mais leve de todas por possuir o pH muito próximo ao da pele, tem ação hidratante. Beijokas

      Excluir